Bloqueio de copias

analytics

03 maio, 2014

A diferença entre couro natural, sintético e ecológico


Com uma grande frequência vejo pessoas chamarem couro sintético de couro, “ah eu tenho uma peça em curo”, e quando vou ver não é couro é coro fake e há uma grande diferença entre o curo sintético, ecológico e o natural, ao começar pelo preço, logo mais abaixo irei listar e explicar melhor essas diferenças.

Couro natural sintético e ecológico não são a mesma coisa.

Couro natural - De origem animal, como por exemplo a vaca, cabra, avestruz...
Ele costura ser bem mais caro com relação aos outros dois  por possuir uma qualidade e durabilidade maior, porem ainda sim necessita de certos cuidados para que essa durabilidade seja prolongada .

Ilustração do formato de uma peça de couro

 Ilustração do animal


Couro sintético - A peça chamada de de couro sintéticos se trata de um laminado com um tipo de substrato (tecido ou não tecido), geralmente derivados de petróleo. Há  várias formas de fazer esse laminado. Normalmente eles são cobertos com materiais como o poliuretano (PU). Há empresas que o fazem com tamanha perfeição que para leigos, é possível sim confundi-los com couro.

Couro ecológico - Não é a mesma coisa que couro natural e nem o sintético, o termo “couro ecológico” é usado pela indústria para dar nome a produtos feitos de um laminado de borracha natural, ou seja: não é o mesmo material dos ditos “sintéticos”, mas também não têm origem animal.


Cuidados ao guardar.

O grande vilão desse material sem duvidas é o mofo, ocasionado pela falta de uso e armazenamento e lugares úmidos, então guarde a sua peça com um saquinho com sílica ou qualquer outro produto que evite mofo, e mesmo que demore a usa-la tire-o do armário vez ou outra para limpar e coloque-o para arejar, não use produtos que possam danificar o material, antes de usar tenha certeza se aquele produto é realmente indicado para o material, e o não exponha diretamente ao sol, para o curo natural algumas pessoas usam hidratante de pele para hidrata-lo.

Jamais deixe peças de couro dobradas ou guardadas em sacos plásticos. No primeiro caso, podem surgir dobras profundas e permanentes na peça. Já o uso do plástico, ao invés de proteger, vai apenas impedir que a pele respire.

Durabilidade

Acho que não preciso nem comentar que a qualidade do couro natural é bem maior do que a dos outros dois, porem o maior cuidado é mantê-lo livre de mofo e hidratado, os outros dois tendem a ressecar e "craquelar" se mal armazenados, então tome cuidado em não deixa-lo em local abafado, que esquente muito ou seja úmido, tire do armário de vez em quando e coloque para arejar, não exponha diretamente ao sol.
Isso de "craquelar" ja não acontece com o couro de verdade, então sempre dou preferencia em confeccionar corsets com eles pois a durabilidade é quase eterna, os sintéticos não são os meus favoritos e sempre tento alertar as clientes com relação a isso, para ser bem sincera prefiro não usa-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do blog?
...Então deixe suas opiniões, perguntas, comentários ou sugestões!

Visitem também o site: www.lasorciere.com.br

Orçamentos somente por e-mail!

Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...